FOTO: Guy Kawasaki é co-fundador do site de agregação de notícias Alltop e um diretor da Garage Technology Ventures. Se B-escolas aprendiam a se comunicar de forma mais concisa, diz ele,''as empresas americanas seria muito melhor.''(Fotografia de Jim Wilson / THE NEW YORK TIMES)
P. Quando você passou a se chefe de alguém?
A. Eu era provavelmente 28 ou 29 anos de idade e no negócio da jóia. Comecei minha carreira contando schlepping diamantes e jóias de ouro ao redor do mundo.
Eu aprendi uma lição muito valiosa: como vender. Vendas é tudo. Contanto que você está fazendo as vendas, você ainda está no jogo.
Q. Então como é que a transição para a gestão de ir?
A. Quando eu estava começando minha educação, eu caí no amor com os escritos de Peter Drucker. Ele era o meu herói. Eu tinha uma crença ingênua de que quando eu me tornei um gerente, que estava indo ser como seus livros. Eu estava indo para ser o executivo eficaz, fale com as pessoas sobre seus objetivos, ajudá-los a realizar. Meu pensamento era, eu era um líder natural, assim que eu precisava para estudar o que é difícil e Matemática Financeira e como operações de investigação.
Quando eu me tornei um gerente, eu descobri o quanto é difícil. Educação em geral, foi completamente para trás: você estudar todo o material duro e, em seguida, você descobrir que você não usá-lo. Eu deveria ter tido comportamento organizacional e psicologia social - e talvez a psicologia anormal.
P. Fale-me sobre chefes que trabalhavam.
A. Meu patrão da Apple foi um cara chamado Murray Mike, e ele era o diretor de marketing da divisão de Macintosh. Ele me deu corda tanto que eu pudesse desligar-me e às vezes eu fiz. Depois de um tempo, o pescoço fica mais forte e você também aprender a não pendurar-se.
A alguns níveis acima de mim, que aprendi com Steve Jobs que as pessoas podem mudar o mundo. Talvez nós não obter 95 por cento do mercado, mas nós fizemos o mundo um lugar melhor. Eu aprendi com Steve que algumas coisas precisam ser acreditadas para ser visto. Estas são lições poderosas.
Q. Então como é que se crie um senso de missão de uma empresa?
A. A fundação é o desejo de fazer sentido - para tornar o mundo um lugar melhor. Nós acreditamos na divisão Mac que estávamos fazendo as pessoas mais criativas e produtivas. Google, em seu núcleo, provavelmente acredita que é fazer do mundo um lugar melhor por democratizar a informação. Então ele começa a partir deste núcleo de como você faz sentido, que se traduz em algum tipo de produto físico ou serviço.
Q. Como você contratar?
A. A coisa mais importante é que você contratar pessoas que complementam e que são melhores do que em áreas específicas.
Uma e outra vez em Silicon Valley, dois engenheiros, que são os fundadores de uma empresa tem uma perspectiva muito original. Eles acreditam que a engenharia é difícil, e tudo o resto é fácil. Vendas, marketing, finanças, operações, produção - tudo isso é fácil. Com essa perspectiva, eles pensam que se definir a sua mente para ela, que poderia ser o melhor vice-presidente de qualquer uma dessas áreas.
No entanto, em um mundo perfeito, alguém que é verdadeiramente grande engenheiro e fundador apreciariam a dificuldade de comercialização, e contratar um profissional de marketing que é muito melhor do que ele ou ela é. Quase ninguém tem essa atitude, no entanto.
O segundo objetivo ideal seria tornar-se dispensável - o maior realização é lá que a organização funcionando bem sem você? Isso significa que você escolheu ótimas pessoas, preparou e inspirou-los. E se os executivos fizeram isso, o mundo seria um lugar melhor.
Q. Outros pensamentos sobre a contratação?
A. Uma questão importante é como as entrevistas são conduzidas. Há um corpo de pesquisa que diz que você deve conduzir as entrevistas de primeira e de segunda ordem por telefone, e não na pessoa.
Quando você entrevista em pessoa, muitas variáveis entram em jogo que nada têm a ver com a competência. É a pessoa de boa aparência? Vestido apropriadamente? Muitos fatores podem desviar você. Também deve haver uma lista de perguntas que você faz todos os candidatos no telefone em seu lugar.
Outro problema é que a maioria das pessoas acreditam que eles são bons entrevistadores, e os juízes bom caráter. Eles estão errados. É por isso que você vê clones do patrão em algumas empresas: todo mundo é branco, alto e de uma escola privada da costa leste.
P. O que as escolas de negócios ensinar mais ou menos?
A. Eles devem ensinar aos estudantes como se comunicar em cinco sentenças e-mails e apresentações PowerPoint 10 slides. Se eles só ensinaram a todos os estudantes que, as empresas americanas seria muito melhor.
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