Especial Presença Digital - parte 2: Games Online
segunda-feira, 5 de julho de 2010

Amigos leitores do CHMKT.
No capítulo de hoje sobre “Presença Digital” essa semana vamos falar de mais um dos pilares sobre a presença digital das marcas, os Games Online, que para aqueles que acham que jogos online são “coisa de molecada” mostrarei alguns números que podem mudar essa percepção, principalmente por entender que hoje, quem domina os games são mulheres entre 30 e 40 anos.
Os jogos online podem ser caracterizados por diversos segmentos. Sejam jogos que você entre em um site específico para jogar, jogos onde você joga em rede (usuários X usuários) ou mesmo jogos do vídeo games que podem ser conectados a web, tais como Xbox e Playstation.
Com a segmentação dos games, que começaram a criar jogos para adultos, para jovens, crianças, homens, mulheres, a proliferação dos jogos aconteceu de forma muito rápida, assim, como a teoria da Cauda Longa nos mostra, há sempre um game dedicado a um nicho, tal qual, a sempre um produto de uma determinada marca dedicada a um segmento específico de pessoas.
Em recente pesquisa (Nielsen Entretainment e Double Fusion), dados mostram que para 64% dos entrevistados tem familiaridade com as marcas presentes em games, 50% dizem que as marcas deixam o game mais realista e para 54% o patrocinador chamou sua atenção no game.
Há games onde a marca/patrocinador pode interferir na “jogabilidade”, ou seja, se é um game de futebol, por exemplo, e uma marca esportiva patrocina o game, caso o jogador use a chuteira desse patrocinador ele pode ter uma vantagem extra como maior potencia no chute ou mais velocidade. Há diversos games usando essa tática para conquistar patrocinadores que por sua vez, podem apresentar uma experiência de marca ou produto no ambiente online.
Poderia aqui mencionar várias ações, como o game “fazendinha” do Facebook que entra em uma outra vertente do game online, que são os “s-games”, ou os social games, onde pessoas jogam com outras pessoas mas em uma mesma plataforma, no caso, o Facebook, a maior Rede Social do mundo.
Uma importante frase, apresentada no estudo feito pela Digital Entertainment Group é que: “Anúncios em vídeo game dão mais resultado do que na TV, aumentam a lembrança de marca de forma positiva”.
Assim é importante ter em mente que os games são uma enorme fonte de relacionamento, interação do usuário com a marca, seja a marca colocando esse game em seu site ou patrocinando um game já consolidado no mercado (como o case da Nissan apresentado) e que se bem feitas as ações trazem lembrança positiva e maior lembrança aos usuários, além de experiência, patrocínio em games podem ter ações de branding ou também promocionais, cabe apenas a criatividade e ousadia das agências e clientes comandar essa ação.
E ai, vamos jogar?
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