Inovação no Marketing
O mercado vem demandando mudanças drásticas. E estas, impondo a inovação como resposta para este “Novo Marketing”. Para o Marketing atual, essas mudanças serão conceituais, de expectativas, de estrutura e de orçamento. Será mais governança e menos festa! Mais raciocínio e menos energia.
As principais tendências que nortearão a inovação, para este Novo Marketing, compreendem diversos fatores ligados a questões econômicas, sociais, de consumo, de tecnologias, mídias, canais e de modelos de negócio, dentre outras. Vejamos algumas das principais:
- Globalização -> Meta-Concorrência -> Agilidade -> Melhores Líderes -> Melhores Decisões
- Revisão das Premissas e Modelos de Negócio e Competitivos
- Capital Intelectual como Fonte de Valor Corporativo
- Exigência por Transparência e Melhores Práticas de Governança Corporativa, Sustentabilidade e Construção de Reputação
- Pressões por Resultados de Curto-Prazo x Perenidade do Negócio
- Forte Gap entre Planejamento Estratégico e Execução (Insuficiência do BSC)
- Obsessão por Eficiência Orçamentária
- Necessidade de Gestão de Relacionamentos de Alto Valor com os Diversos Stakeholders
- Obrigatoriedade na Mensuração de Intangíveis: Investimentos Racionais e Resultados Mensuráveis em Marketing, TI, Internet, RH e demais “Centros de Custos”
- Demandas crescentes por Inteligência do Negócio e Conhecimento “Ready to Use”
- Consumidor 2.0, Web 2.0, Colaboração, Redes Sociais, Comunidades e o Novo Varejo
- Marketização das Classes C, D e até E, incentivando o consumerismo para alguns produtos e serviços
- Visão de Clusterização de Clientes em Substituição à Segmentação
- Adesão às Novas Tecnologias, Mobilidade, Convergência, etc.
Fonte: Estudo “O Novo MKT” – DOM Strategy Partners
E quais são os impactos destas tendências na atual estrutura do Marketing nas empresas? Que fardos se apresentam para serem carregados? Leia a análise aqui!
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