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quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Web 2.0 e linguagens da web > xhtml, html, css, ajax, api, xml, tags, folksonomia

http://www.slideshare.net/agenciasete/o-que-web-20-1324738
Web 2.0

o que é?

http://www.slideshare.net/erionline/o-que-web-20

28 slides, bem explicativo.
Web 2.0 - conceitos básicos - espanhol >

http://www.slideshare.net/antpaniagua/conceptos-basicos-de-la-web-20
http://www.slideshare.net/frogdesign/design-in-the-age-of-convergence-presentation-637344
http://www.wamrep.com.br/FIAT/DesignThinking.swf
Pensamento Sistêmico: um produto é mais do que o produto
Don Norman

Um produto é realmente um serviço. Embora o projectista, o fabricante, distribuidor, vendedor e pode pensar que é um produto para o comprador, que oferece um serviço valioso. A maneira mais simples exemplo é a máquina de caixa automático (ATM), ou como muitas pessoas pensam dela, um distribuidor de dinheiro. Para a empresa que fabrica, bem como para o banco que compra-lo, o ATM é um produto. Mas, para o cliente, a ATM fornece um serviço. De modo semelhante, apesar de uma câmera é pensado como um produto, o seu valor real é o serviço que oferece ao seu proprietário: Câmeras oferecer lembranças. Da mesma forma, players de música prestar um serviço: o prazer de escutar. Comunicação celular oferecer telefones, interação e outros prazeres.

Na realidade, um produto é tudo sobre a experiência. É sobre a descoberta, aquisição, antecipação, a abertura da embalagem, uso muito o primeiro. Uso É também sobre a continuação, a aprendizagem, a necessidade de assistência, atualização, manutenção, suprimentos e eventual renovação, sob a forma de alienação ou troca. A maioria das empresas tratam cada etapa como um processo diferente, feito por uma divisão diferente da empresa: R & D, fabricação, embalagem, vendas e, em seguida, como um serviço necessário, pensando bem,. Como resultado raramente há qualquer coerência. Em vez disso, há contradições. Se você acha do produto como um serviço, então as partes separadas não fazem nenhum sentido - a ponto de um produto é oferecer ótimas experiências ao seu proprietário, o que significa que ela oferece um serviço. E essa experiência, esse serviço, compreende a totalidade de suas peças: O todo é realmente composto de todas as partes. O valor real de um produto consiste em muito mais do que os componentes do produto.

Um bom produto ou serviço tem de navegar em um terreno complexo de obstáculos, limitações, tecnologias e oportunidades. Há inumeráveis forças de mercado, as necessidades fundamentais, estratégias competitivas, competências centrais, e as forças de adoção pelo mercado. E o produto deve cumprir suas promessas, não só a funcionar bem, mas também proporcionando prazer na interação. Esta lista apenas arranhões na superfície. Tenho deliberadamente deixado de fora inúmeras questões fundamentais que determinam a viabilidade de um produto, e estou certo de ter deixado de fora sem querer ainda mais.

Como negociar esse emaranhado de questões é o tema de muitos livros e seminários especializados. Nem todas as empresas a gerir, e mesmo aqueles que não enfrentam falhas ocasionais. Para mim, no entanto, o aspecto mais importante para o fornecimento de uma experiência coesa são os sistemas de pensamento. É impressionante como as empresas e poucos compreendem essa prática. Deixe-me dar alguns exemplos.

Há muitos grandes câmeras digitais disponíveis hoje. A maioria são atraentes e tirar boas fotos, algumas são até relativamente fácil de usar. Mas as empresas da câmera muitos acreditam erroneamente que o produto é tudo que existe para a câmera. O produto é mais do que o produto. Eu vi o entusiasmo inicial para câmeras maravilhoso destruídas por causa dos muitos obstáculos a primeira utilização. Beautiful câmeras são embaladas em anódino, hermeticamente fechadas caixas. Abrindo a caixa pela primeira vez, é um ajuste de operação para um martelo e serra (às vezes literalmente), com prejuízos ocasionais para o corpo ou o produto no processo. O manual para um dos meus aparelhos digitais ainda tem manchas de sangue. E mesmo quando o produto é extraído, finalmente, a partir da caixa - com os seus discos de instalação intimidante, avisos legais, e manuais - não pode ser usado até uma bateria de longa-tarifação processo está completo. A empolgação inicial é vítima de longas, manuais complexos em linguagens de muitos, que não começar com uma declaração de abertura alegre, mas com longas advertências legais sobre os perigos e abusos. Amazing espreita negligência no coração das empresas.

Nem todas as empresas são tão clueless. Há inúmeras histórias de sucesso. Para os produtos que temos o BMW Mini Cooper, o onipresente iPod, e Kindle da Amazon. Para sites há uma longa lista de excelentes serviços, juntamente com grande experiência e liso subjacente, operações eficientes que instantaneamente após entregar as suas promessas: Amazon, eBay, Fedex, Kayak, UPS, e Netflix. Para os serviços de puro temos hotéis de luxo e hotéis de negócios de baixo custo, bem como lojas como a IKEA. Mesmo Domino's Pizza se junta à lista: pedir uma pizza por telefone e, em seguida, você pode acompanhar o seu progresso no site. Você terá não só um tempo de espera estimado, mas também o nome do fabricante de pizza e depois o nome da pessoa que entrega. "Acho que tenho mais prazer de assistir tracker pizza do que comer a pizza", afirmou um blogueiro. O pensamento sistêmico transforma a espera contrariar a entrega do alimento em uma experiência agradável, personalizado. Em todos esses casos, a empresa tem o pensamento através de toda a experiência, garantindo que todas as partes são coerente, consistente e prazeroso.

A história do iPod tem sido dito muitas vezes, mas a maioria dos narradores perder o ponto. O iPod é uma história do pensamento sistêmico, por isso deixe-me repetir a essência para dar ênfase. Não é sobre o iPod, é sobre o sistema. A Apple foi a primeira companhia a licenciar música para download. Ele fornece uma maneira simples, fácil de entender regime de preços. Tem um site de primeira classe que não é só fácil de usar, mas divertido também. A compra, baixar a música para o computador e daí para o iPod são todos tratados bem e sem esforço. E o iPod é realmente bem concebidos, bem pensado, um prazer de se olhar, tocar e segurar, e de usar. Depois, há o sistema Digital Rights Management, invisível para o usuário, mas que satisfaça ambas as questões jurídicas e bloqueia o cliente em servidão ao longo da vida para a Apple (esta parte do sistema está passando por debates e mudanças). Há também o grande número de terceiro-parte add-ons que ajudam a aumentar o poder eo prazer da unidade, enquanto trazendo uma margem de lucro muito grande, de alto a Apple para concessão de licenças e royalties. Finalmente, o Genius Bar "que oferece conselhos de especialistas serviço gratuitamente aos clientes da Apple que visitam as lojas da Apple transforma a experiência de serviço habitual desagradável em uma exploração e agradável experiência de aprendizagem. Há outros jogadores de excelente música. Ninguém parece entender os sistemas de pensar que a Apple tem feito tanto sucesso.

Kindle da Amazon é o meu exemplo mais recente dos sistemas de pensamento soberbo. Esta é a Amazon.com 's ePaper baseado leitor do livro. Agora, existem produtos concorrentes no mercado que oferecem características superiores. Amazônia ganha, no entanto, por causa de seus sistemas de pensamento. Nenhum computador é necessário para a maioria das transações. Quando o Kindle chega, ele já vem com os livros que foram requisitados. Além disso, ele pode trabalhar imediatamente. Ainda mais importante, a Amazon pensamento através do sistema inteiro, desde a descoberta de um livro para carregá-lo para o Kindle. Usuários podem requisitar novos itens a partir do Kindle si mesmo e recebê-los no dispositivo dentro de aproximadamente um minuto. Arquivos em uma variedade de formatos que podem simplesmente ser enviado para o Kindle, para cada dispositivo vem com seu próprio endereço de e-mail exclusivo. Mais uma vez, a verdadeira beleza do Kindle é que é um sistema. Tal como o iPod, o Kindle está bem concebido, atraente, leve e fácil de usar. Por mais que tentasse, não posso pensar em apenas alguns ajustes que eu faria para a interação.

Em seu livro recente, de Souza Leitão e mostrar como a abordagem da comunicação de "engenharia semiótica" podem ajudar a garantir consistência e coerência [1]. Eles crítica da comunidade HCI (e meu trabalho passado) para otimizar os componentes individuais em detrimento do todo. Eles estão corretos. A análise de sistemas vai além do design de telas individuais ou ações. Que considera toda a experiência do início ao fim: o pensamento através da acção através da reflexão. Para tornar este um todo, a experiência, sem costura coerente requer considerar cada ação, cada resposta do sistema, cada mensagem - seja verbal ou visual, silenciosa ou audível, visceral ou comportamental, táteis ou acaso - tudo como parte do todo. Certifique-se que cada mensagem é consistente com os outros em tom de voz, locus, e mensagem. Todas as etapas devem ser prontamente atendidos, com o sistema de antecipação e sempre pronto para qualquer escolha que a pessoa faz. Isto é o que significa ser um sistema: a pensar em tudo.

O pensamento sistêmico, algumas pessoas dizem, é tudo muito bem para bens e serviços de luxo, mas muito caro para os produtos de uso diário. Olhe para a sua exemplos - iPod, Mini Cooper, e Kindle - a preços mais baixos, menor margem de mercadorias não podem fazer isso! Este argumento é falso, pois o sucesso não se deve a serviços caros, é devido a uma análise ponderada e de prestação de serviços consistente e coerente. Quer se trate de uma companhia aérea de barganha (Southwest Air), alimentos barganha (McDonald's), aluguel de carro negócio (Enterprise), ou hotéis de negócio (hotéis Tata Ginger na Índia), tudo o que tem direito é o ponto de vista.

Nenhum produto é uma ilha. Um produto é mais do que o produto. É um conjunto coeso e integrado de experiências. Pense em todas as fases de um produto ou serviço - a partir de intenções iniciais através de reflexões finais, a partir de primeiro uso para ajudar, serviço e manutenção. Fazê-los trabalhar juntos sem problemas. Esse é o pensamento de sistemas.