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domingo, 11 de abril de 2010

http://geobloggers.com/
http://www.bbc.co.uk/worldservice/specialreports/saveoursounds/index.shtml
http://code.google.com/intl/pt-BR/apis/maps/documentation/staticmaps/

Geotagging, meta informações de geoposicionamento cada vez mais populares!

Mapa do Google Maps para ilustrar geotaggingSe você nunca ouviu falar de geotaggear ougeocoding na vida, em um futuro bem próximo você pode nem acreditar como viveu sem isso por tanto tempo. Com a popularização de ferramentas geográficas como o Google Maps e Google Earth, geotagging começa a crescer, se tornando aos poucos cada vez mais popular. Esta popularização deu origem inclusive aos geoblogs como oWorld is Witness que eu citei semanas atrás. No Google Maps por exemplo, você já consegue saber com uma busca simples quais as pizzarias mais próximas de Itaim Bibi, um bairro em São Paulo. Isso é possível porque de alguma maneira estes estabelecimentos foram geotaggeados, ou seja, possuem informação de latitude e longitude vinculado a eles.

Geotagging (também conhecido como geocoding) são meta informações de geo-posicionamento adicionadas em qualquer tipo de mídia (em um mundo ideal), seja um documento de HTML, uma imagem, um arquivo MP3, um feed, etc. Geotaggear é basicamente adicionar latitude e longitude como meta informação a um arquivo ou trecho de arquivo. Simples assim. Hoje, aparelhos celulares e smarthphones com câmera digital e GPS embutidos juntos começam a dar as caras, e estão cada vez mais baratos. Estes novos aparelhos já tiram fotos geotaggeadas. O padrão de armazenamento de meta-informações em uma imagem é conhecido como Exif.

EXIF

Exif ou Exchangeable image file format, são especificações, padrões de como (e quais) meta-informações são gravadas em uma imagem de uma máquina digital por exemplo. Os formatos JPEG, TIFF e arquivo de áudio RIFF suportam Exif. PNG, GIF e BMP não suportam. É possível armazenar em uma imagem, onde ela foi tirada (se tiver GPS), qual o tamanho máximo de impressão, qual a marca e o tipo de câmera, qual a lente usada, qual a abertura do obturador no momento em que a foto foi tirada, data, hora, sensibilidade do ISO, informações de copyright da imagem e muitas outras informações. Existem editores de Exif como por exemplo o “Exif for Windows“, um programinha gratuito que te permite alterar e adicionar meta-informação a suas imagens antes de fazer upload delas para qualquer serviço como o Flickr por exemplo.

Geotagging em celulares

Uma aplicação fantástica que eu encontrei relacionada com geotagging foi o Zone Tag Photospara alguns celulares Nokia e Motorola. Trata-se de um aplicativo de uploader do Flickr que ao subir suas fotos para sua conta, coloca as tags de geoposicionamento corretas para que sua foto seja posicionada em um mapa no local exato de onde foi tirada.

Com o GPS indo parar no celular será possível por exemplo estar passeando em Paris, sem saber nada de sua história e locais históricos, e pedir para seu celular exibir quais os artigos daWikipédia estão relacionados a locais próximo de onde você está naquele momento. Assim você terá um artigo para cada lugar que aparecer na sua frente (principalmente em uma cidade como Paris), contando sua história, mostrando fotos, horário de funcionamento, etc. Seria a morte do Guia turístico?

Privacidade

Um grande problema que isso pode trazer está relacionado a privacidade. Principalmente para aqueles que não fazem a mínima idéia de que seus aparelhos gravam metadados de localização geográfica nas fotos. Imagine uma foto sua no Flickr informando a hora e o local exato em que ela foi tirada em determinado dia que você disse a todos que não estaria ali. Basta subir para o Flickr que sua mentira foi para o beleléu!

Microformats

É possível também adicionar informação de latitude e longitude no HTML, do jeito que está acostumado a usar. Já ouviu falar em Microformats? Então, existe uma especificação chamada geo que te permite fazer com que vários serviços, como a extension Operator, Google Maps, identifique sua markup e localize em um mapa o trecho que você adicionou o microformats geo!

Quer ficar fera no assunto? Então fique de olho nos seguintes lugares:


Nove diretrizes da web 2.0 para um e-commerce de sucesso


Tendências 2010

bola-cristalO fim do ano já está chegando. E junto com ele já começam a pipocar as listas de tendências para 2010. Já falamos aqui sobre as apostas em mídias sociais. Enquanto isso, o Eric Schimdt, do Google, foi além, e andou alardeando suas previsões para os próximos 5 anos. Seguindo esta outra tendência (a de tentar prever o futuro), o Entrepreneur também fez a sua listinha, baseado no mercado norte-americano. Confira abaixo:

Calmaria econômica – Depois do ápice da crise, grandes investimentos e estímulo ecônomico levarão a uma estabilização do mercado. Os empreendedores precisarão aprender a lidar com a calmaria e a falta de novidades.

Sustentabilidade – A economia verde é vista como grande fomentadora de negócios no ano que vem. A previsão é de que apenas nos Estados Unidos, 1.6 bilhões de dólares serão investidos no setor.

Mercado da terceira idade – Produtos para baby boomers serão colocados no mercado, junto com serviços de saúde e instalações. O atendimento ao idoso americano já é um dos 10 setores com maior índice de empregabilidade no país.

Descontos - Após a crise, as pessoas passaram a consumir menos bens não-duráveis, diminuindo as vendas de alimentos em 30%, o que levará a uma queda de preços.

Negócios locais – A cada 100 dólares gastos em uma empresa local, cerca de 68% do valor volta para a comunidade. E as pessoas estão percebendo os benefícios disso.

Educação – Devido às altas taxas de desemprego, muitos profissionais estão buscando maior capacitação. O crescimento previsto no setor é de 4.9%.

Álcool – Para afogar as mágoas da crise, a indústria de bebida álcolica movimentou 455 bilhões de dólares nesse ano. A cerveja e o vinho estão entre os mais vendidao.

Pets – Os bichinhos de estimação renderam 43 bilhões e 2009 e devem continuar bombando no ano que vem.

http://resultson.com.br/blog/tendencias-para-2010/

Web 2010 – Tendências “Quentes”

Final do ano é época de previsões. Na web também não poderia ser diferente: especialistas do ramo e analistas de tendências começam a dar seus palpites sobre o que será “quente” no ano seguinte.

Hoje vamos trazer na íntegra as apostas de Peter Cashmore, fundador do blog Mashable, um guia de mídias sociais. Ele é colunista da CNN e listou dez tendências em que aposta para o perfil da internet em 2010. Acompanhe.

1. Tudo em tempo real. Mais ainda!

A combinação das ferramentas de comunicação massiva on line (estilo Twitter), somada à popularização de aparelhos móveis cada vez mais sofisticados, fará com que a comunicação e a urgência da informação sejam cada vez mais vinculadas em tempo real. Aposto que você, se acompanha o Twitter, já percebeu isso. No dia seguinte, a maior parte das notícias já está “velha”…

2. Localização.

Mais uma vez graças aos aparelhos móveis e smartphones, os serviços se tornarão cada vez mais localizados, numa tentativa de centralizar públicos de interesses e regiões específicas. Já ouviu falar em geotagging? ;-)

3. Realidade Aumentada.

Já falamos desta tendência em um post aqui do blog,e parece que ela vem conquistando espaço cada vez mais. Aliada aos serviços móveis, a tecnologia focará especialmente nos serviços de geolocalização, sobrepondo dados em tempo real nos mapas consultados pelos usuários.

4. Filtragem de conteúdo pela popularidade atribuída pelo usuário.

A tendência está cada vez mais firme e é o princípio básico adotado no cálculo de PageRank do Google. A análise de qualidade dos conteúdos será feita cada vez mais com base na indicação do usuário. Portanto, não economize esforços na hora de elaborar seus conteúdos para a web! :D

5. Cloud Computing.

A onda de serviços web-based está cada vez mais “surfável”: a grande tendência do futuro são os aplicativos on line, que facilitarão cada vez mais a participação de colaboradores externos (por exemplo, um parceiro seu que more em outro estado ou seu cliente, lá do escritório dele). O Chrome OS vem com força e promete abrir ainda mais as portas da computação na nuvem.

6. TV e cinema via web.

A web está atraindo todas as mídias para si, e a TV e o cinema obviamente não ficarão de fora. Ano que vem espera-se uma integração ainda maior entre as mídias.

7. Convergência de gadgets.

Um iPod, uma câmera digital e mais um celular no bolso serão cada vez mais coisa do passado. A grande tendência hoje são os gadgets com múltiplas funções, cada vez mais sofisticados e poderosos. Mais poderosos ainda serão os aplicativos desenvolvidos!

8. Jogos sociais.

Os jogos sociais (Farmville do Facebook, por exemplo) são sucessos inesperados e que continuarão a crescer cada vez mais. Espera-se outros tipos de jogos, inclusive no Orkut, e a exploração econômica dos mesmos será a tendência dos novos negócios do futuro.

9. Pagamentos Móveis (EUA).

Espera-se um crescimento vertiginoso no pagamento de contas e compras via celular nos Estados Unidos em 2010. Prevê-se que o aumento do volume permitirá o surgimento de novas plataformas de acesso. Esperamos que o mesmo aconteça no Brasil :)

10. Fama, muita fama. E cada vez menos privacidade.

Quase que dispensável lembrar, mas Andy Warhol tinha razão. Com as mídias sociais, hoje é fácil alcançar a fama da noite para o dia (veja os casos que tivemos este ano na mídia). Entretanto, a privacidade do usuário estará cada vez mais ameaçada graças à velocidade ainda maior com que os dados se propagarão (como já vem acontecendo).


http://www.agencialiquid.com.br/blog/index.php/tecnologia/web-2010-tendencias-quentes/

Dez tendências para o web design em 2010

Já que o ano está acabando, vamos dar uma olhadinha no que estará na “moda” para o web design ano que vem. A fonte dos dados é o site http://designtutorials4u.com.

1. Tipografia:

A tendência começou ano passado e vai continuar com toda a força: os designers continuarão utilizando fontes grandes, grossas e chamativas como componentes de layout. Também se observará um cuidado ainda maior com espaçamento e “peso” de fontes. Esta tendência reflete um aspecto positivo da web 2.0, onde informação é tudo e o texto é prioridade.

2. Esboços e ilustrações à mão livre como componentes de layout.

O uso de ilustrações personaliza um layout, e seu uso é tendência forte, especialmente nos portfolios pessoais.

3. Imagens e fotografias grandes.

Há algum tempo temos conferido esta tendência nos sites, especialmente os estrangeiros. Tudo indica que usar imagens grandes para comunicar não sairá de moda tão cedo.

4. Layout tipo “magazine”

A idéia de artigos curtos, sucintos e fáceis de ler, reflexo da mudança de comportamento da sociedade como um todo em relação à web, têm se mostrado cada vez mais forte. Os sites tenderão cada vez mais a adotar este conceito.

5. Blocos de “introdução”.

Os designers aprenderam a valorizar a área mais importante do site em relação aos usuários, o topo. A tendência atual é inserir blocos de texto de apresentação com fontes grandes e chamativas, atraindo a atenção do visitante e apresentando aquilo que o site prioriza.

6. Sites de página única.

Muitos designers pensarão na pressa dos usuários e criarão cada vez mais designs de página única. Toda a informação, um só lugar.

7. Links para mídias sociais e divulgação de participações off-site.

Mídias sociais estão cada vez mais populares, todo mundo faz parte delas e todos divulgarão cada vez mais isso em seus sites. O legal é ver a criatividade com que podemos fazer isso…

8. Espaços vazios.

Seu cliente costuma odiar. Diga a ele que é tendência 2010! :D Espaços em branco ajudam a concentrar a atenção do usuários nos itens realmente importantes.

9. Ícones.

Todos amamos ícones, e eles estarão na moda ano que vem. Uma simples imagem com tanto poder de comunicação só podia ser a cara da web 2.0! :)

10. Lightbox.

Elas não são tão novas, mas ajudaram a enterrar o pop up. E continuarão cada vez mais presentes, exibindo imagens, vídeos e textos de forma leve e elegante.


http://www.agencialiquid.com.br/blog/index.php/web-design/dez-tendencias-para-o-web-design-em-2010/


http://lalai.net/2009/12/01/2010-tendencias/

Final de ano e as previsões para o ano seguinte já bombando. No ano passado eu tentei mapear as principais tendências para 2009 aqui no blog, além de dicas de sites focados no assunto. Muito do que se lê a respeito de “tendências” já é realidade. O próprio relatório FEED 2009 da Razorfish já demonstra isso. A experiência do consumidor é essencial, o diálogo entre ele e a marcar é algo que já deveria ser o básico, já que a informação é livre e o boca a boca é um dos maiores fatores de decisão na hora da compra.

2010 também é analisado como um ano de mudanças incríveis no marketing, eu diria que essas mudanças já estão rolando há algum tempo. Esses dias participei de uma reunião envolvendo uma grande marca, que tem foco no verão e sempre lança grandes campanhas nessa época do ano. A minha vizinha de mesa, que passou a vida trabalhando em agências “offline”, quase caiu para trás quando fomos informadas de que em 2010 a marca não faria a habitual campanha, que o foco e esforços seriam concentrados na web. Isso mesmo, a marca que passou os últimos anos gastando uma fábula com campanhas na TV e mídia impressa está mudando seu “jeito de fazer propaganda”. Para quem trabalha com Internet e está acostumado a lidar com budgets reduzidos, que geralmente não ultrapassam 10% do investimento anual estão invertendo: reduzindo o budget para marketing e aumentado o investimento para campanhas na web.

No último NBC09 alguns palestrantes afirmaram que o anúncio de TV não está morrendo (e também não acho que esteja), mas ele precisa se reinventar cada vez mais, especialmente numa década em que o sonho de qualquer marca é emplacar um “viral”, sendo que são poucos que conseguem e geralmente com um investimento altíssimo.

Abaixo algumas apresentações, relatórios e posts sobre 2010:

16 tendências em Social Media pelo Agent Wildfire, que não tem nenhuma novidade para quem vive focado em mídias sociais há pelo menos 1 ano: conteúdo diferenciado, SEO, ser o primeiro a fazer, construir relações influentes e por aí vai, mas tem insights interessantes.

Web 2010 – Ten trends defining your future, feito pelo Jay Berkowitz, CEO do Ten Golden Rules, em que ele fala sobre as inovações que estão conduzindo negócios ao sucesso, os melhores sites de social media para negócios, futuro do Google, como usar a internet para construir sua marca de forma personalizada, como ganhar dinheiro com Social Media, etc. O objetivo da apresentação é mostrar como as empresas e pessoas podem se diferenciar e ter sucesso online.

10 Trends to watch in 2010, por David Stutts, mostrando o que vai ser a bola da vez no próximo ano e o porquê. Entre suas previsões tem realidade aumentada indo ao mainstream, P2P (pagamento por celular), QR Codes (aqui será que vai pegar?), e-commerce nas redes sociais, crowdsourcing, aplicativos para celular, etc.

Five Social Media Predictions for 2010, pelo Social Media Today, também traz realidade aumentada em primeiro lugar, depois cita geotagging e colaborações em desenvolvimento de aplicativos.

8 Social Media Predictions for 2010, pela Navstar Inc., em que para mim o ponto principal é que o 2.0 vai (já está chegando) ao mainstream. Se você não está no Twitter, Facebook e Youtube, vocês simplesmente não está na Internet.

Six Social Media Trends for 2010, pela Harvard Business, em que aponta em primeiro lugar que Social Media será cada vez menos social, fazendo com que as redes se tornem cada vez mais exclusivas.

O ZDNet publicou um artigo bacana questionando se em 2010 as mídias sociais vão alcançar a ubiquidade (a capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo).

A Techflash promoveu uma mesa redonda para tentar prever o futuro do Twitter, Google e outras marcas. Chegam a prever até os valores das ações dessas companias até o final de 2010. Para eles o twitter é um veículo promocional, enquanto o facebook é um veículo social, ou seja, o twitter tem mais potencial de fazer receita. Vamos ver!

A CNBC fez uma previsão sobre consumo no próximo ano e já começa afirmando que os consumidores voltarão no estado de hibernação após as férias, pois aprenderam a viver com menos.

Para quem é da indústria, vale a leitura das previsões feita pela Luxoft, que também não deixa a Social Media de fora.

A Mintel fez previsões para as tendências que impactarão no desenvolvimento global de produtos novos focado no ramo alimentício.

Vale sempre conferir os briefings do Trendwatching e assinar os feeds do WGSN, The Cool Hunter, Trendspotting, Trendcentral, Springwise e também recomendo o 180360720.

O que eu acho bem interessante é fazer comparativos das previsões que rolaram para 2009, analisando o que realmente se tornou realidade, o que ainda se apresenta como tendência ou o que foi uma previsão furada.

Achei interessante essas previsões globais feitas em 1996 para o ano de 2010 pelo NIC. Também há previsões globais para 2015, 2020 e2025. Isso que é ter bola de cristal.

Aproveitei para dar uma olhada no Google Zeitgeist, que aponta as palavras mais buscadas. Apesar da crise econômica, escândalos diversos, Olimpíadas, catástrofes, as maiores buscas foram relacionadas às redes sociais, sendo que o Orkut lidera o ranking, depois vem youtube, hotmail e os dois grandes termos buscados foram “futebol” e “gripe suína”. A Geisy não apareceu.