Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de maio de 2010

Banda larga no Brasil: como está ela em 2010 e quais as perspectivas para o futuro?

http://www.baixaki.com.br/info/4108-banda-larga-no-brasil-como-esta-ela-em-2010-e-quais-as-perspectivas-para-o-futuro-.htm


Internet Pesquisa Completa

Lan houses impulsionam acesso à internet no país, revela IBGE


Publicado em: 14 de dezembro de 2009 | Leituras: 410  | Fonte: Agência Brasil


O acesso à internet em centros pagos (lan houses) está associado ao aumento do uso da rede mundial de computadores no país em 75,3% nos últimos três anos, de acordo com pesquisa divulgada dia 11 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), o levantamento sobre o acesso à internet revelou que, entre 2005 e 2008, os centros públicos foram o segundo lugar mais frequente de uso, atrás dos domicílios e à frente do local de trabalho, superado neste levantamento.

Para os pesquisadores, o uso de centros públicos pode estar associado ao perfil socioeconômico dos novos usuários da internet que entre 2005 e 2008, que passaram de 20,9% para 34,8% e estão entre as classes de renda e de escolaridade mais baixas.

 “Observamos que locais de acesso como as lan houses vêm aumentando muito e que os custos nesses locais são baixos. Então, as pessoas com menor escolaridade e menor rendimento podem ter acesso à internet  por esse meio”, afirmou a economista do IBGE Maria Lúcia Vieira.

Entre as pessoas que estão na maior faixa de escolaridade (15 ou mais anos), o crescimento de 4,3 pontos percentuais no uso da internet está abaixo do verificado para os usuários sem nenhuma instrução ou com menos de quatro anos de estudo (4,7 pp).

O acesso também cresce de acordo com as classes de rendimento, embora entre as pessoas com renda acima de cinco salários mínimos o percentual seja de cerca de 75,6%. Na faixa mais baixa, de até um quarto do salário, o acesso foi de 13%. O grupo entre 15 e 17 anos é o que mais usa essa tecnologia. Quanto à escolaridade, os usuários da internet tem mais de dez anos de estudo e os que não a usam (cerca de 104 milhões de pessoas) têm até 5,5 anos de escolaridade.

Desigualdades regionais também são observadas no acesso à internet. As regiões Sudeste (40,3%), Centro-Oeste (39,4%) e Sul (38,7%) apresentam os maiores percentuais de uso, enquanto a Norte (27,5%) e a Nordeste (25,1%) estão em patamar inferior. O acesso atingiu o maior percentual no Distrito Federal (56,1%) e o menor, no Piauí (17,8%).
RegiãoAcesso
Sudeste40,3%
Centro-Oeste39,4%
Sul38,7%
Norte27,5%
Nordeste25,1%

“É justamente lá [Norte e Nordeste], que se acessa mais de centros públicos em vez de usar ainternet em casa”, acrescentou Maria Lúcia, ao falar sobre as dificuldades de acesso à rede. “O custo do computador é elevado, o que pode dificultar, além do tipo de conexão, que, para serbanda larga nessa regiões, precisa de mais investimentos.”

Além de estar mais disponível para as classes de renda e escolaridade mais baixas, o avanço dainternet está associado à qualidade do acesso por banda larga, que duplicou no período para 80,3%.
Repórter: Isabela Vieira


Acesso em 4-05-2010


http://www.oficinadanet.com.br/noticias_web/2815/lan_houses_impulsionam_acesso_a_internet_no_pais_revela_ibge

Acesso à internet cresce 75,3% no Brasil - de 2005 para 2008


Nas regiões consideradas mais pobres do país, o acesso à internet ganhou velocidade, segundo a pesquisa. Na região Norte, o total de usuários passou de 12 para 27,5% da população com dez anos ou mais de estudo. No Nordeste, passou de 11,9 para 25,1%.
"Vários fatores explicam o maior acesso entre os mais pobres. O acesso está mais barato e as lan houses estão mais espalhadas pelo País. Além disso, a renda do brasileiro e a escolaridade aumentaram em relação a 2005", avaliou o coordenador do IBGE.