O Futuro das Marcas - Marc Gobé
Fonte: TV1 - Comunicação e MarketingEsse cara é presidente da Desgrippes Gobé Group, uma das 10 maiores empresas de branding do mundo. É também palestrante/escritor, criou o conceito de MARCA EMOCIONAL.
Ele acha q cada vez mais importa o cliente sente sobre marca, e menos o q ele sabe sobre ela.
*Branding: trabalho de construção da marca junto ao mercado.
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Os 10 Mandamentos das Marcas Emocionais
de Consumidores p/ Pessoas: os clientes não devem ser vistos como alvos a serem atacados, mas como pessoas com as quais deve-se contruir um relacionamento.
de Produtos p/ Experiências: Produtos atendem necessidades, mas proporcionar experiências satisfaz desejos.
de Honestidade p/ Confiança: Honestidade é obrigação. As marcas devem buscar confiança, para gerar envolvimento e intimidade.
de Qualidade p/ Preferência: Não basta ter qualidade reconhecida. É preciso perseguir a preferência do público.
de Notoriedade p/ Aspirações: Ser conhecido é diferente de ser amado. Para ser amada, a marca precisa refletir as aspirações de seus clientes.
de Identidade p/ Personalidade: As marcas para se diferenciarem, além de ter uma identidade clara, precisam ter uma proposta, caráter e carisma.
de Funcionalidade p/ Sentimento: Mais do que funcionais, os produtos devem proporcionar experiências através do design.
de Ubiqüidade** p/ Presença Emocional: Alta visibilidade não é mais suficiente, as marcas devem buscar contatos emocionais com as pessoas.
**Ubiqüidade: qualidade de estar ao mesmo tempo em toda parte.
de Comunicação p/ Diálogo: Mais do que discursar através da comunicação tradicional, as marcas precisam estar presentes na vida dos seus clientes.
de Atendimento p/ Relacionamento: Atender bem é só uma tarefa de venda. Estabelecer relacionamentos é reconhecer a importância do cliente.
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As 6 Tendências do Nosso Tempo
TRIBALISMO: Uma tribo para chamar de minha. Num mundo fragmentado e individualista, a nostalgia do clã, da grande família, a aspiração de pertencer a uma comunidade.
LAR, DOCE LAR: Nenhum lugar como minha casa. À medida q aumenta a violência e os problemas urbanos, aumenta um interesse renovado por cuidar do ninho e ao que é associado a ele.
QUERO SER CRIANÇA: Nostalgia da infância. A complexidade crescente e a competitividade exacerbada impulsionam a busca pelo prazer, especialmente o lúdico.
A VERDADE, POR FAVOR: Não me engana q eu não gosto. A geração de consumidores q foi exposta ao marketing desde o berço e tem acesso às informaçõe on-line não se deixa enganar facilmente.
DE VOLTA PARA CASA: Nostalgia do passado. Revalorização do modo de vida simples e gregário das cidades pequenas e comunidades.
ESPIRITUALIDADE: Nascer de novo. Busca do Eu interior por meio de estímulos dos sentidos.
Ele acha q cada vez mais importa o cliente sente sobre marca, e menos o q ele sabe sobre ela.
*Branding: trabalho de construção da marca junto ao mercado.
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Os 10 Mandamentos das Marcas Emocionais
de Consumidores p/ Pessoas: os clientes não devem ser vistos como alvos a serem atacados, mas como pessoas com as quais deve-se contruir um relacionamento.
de Produtos p/ Experiências: Produtos atendem necessidades, mas proporcionar experiências satisfaz desejos.
de Honestidade p/ Confiança: Honestidade é obrigação. As marcas devem buscar confiança, para gerar envolvimento e intimidade.
de Qualidade p/ Preferência: Não basta ter qualidade reconhecida. É preciso perseguir a preferência do público.
de Notoriedade p/ Aspirações: Ser conhecido é diferente de ser amado. Para ser amada, a marca precisa refletir as aspirações de seus clientes.
de Identidade p/ Personalidade: As marcas para se diferenciarem, além de ter uma identidade clara, precisam ter uma proposta, caráter e carisma.
de Funcionalidade p/ Sentimento: Mais do que funcionais, os produtos devem proporcionar experiências através do design.
de Ubiqüidade** p/ Presença Emocional: Alta visibilidade não é mais suficiente, as marcas devem buscar contatos emocionais com as pessoas.
**Ubiqüidade: qualidade de estar ao mesmo tempo em toda parte.
de Comunicação p/ Diálogo: Mais do que discursar através da comunicação tradicional, as marcas precisam estar presentes na vida dos seus clientes.
de Atendimento p/ Relacionamento: Atender bem é só uma tarefa de venda. Estabelecer relacionamentos é reconhecer a importância do cliente.
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As 6 Tendências do Nosso Tempo
TRIBALISMO: Uma tribo para chamar de minha. Num mundo fragmentado e individualista, a nostalgia do clã, da grande família, a aspiração de pertencer a uma comunidade.
LAR, DOCE LAR: Nenhum lugar como minha casa. À medida q aumenta a violência e os problemas urbanos, aumenta um interesse renovado por cuidar do ninho e ao que é associado a ele.
QUERO SER CRIANÇA: Nostalgia da infância. A complexidade crescente e a competitividade exacerbada impulsionam a busca pelo prazer, especialmente o lúdico.
A VERDADE, POR FAVOR: Não me engana q eu não gosto. A geração de consumidores q foi exposta ao marketing desde o berço e tem acesso às informaçõe on-line não se deixa enganar facilmente.
DE VOLTA PARA CASA: Nostalgia do passado. Revalorização do modo de vida simples e gregário das cidades pequenas e comunidades.
ESPIRITUALIDADE: Nascer de novo. Busca do Eu interior por meio de estímulos dos sentidos.