Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

5 princípios para o sucesso da Web 2.0

1. Definir o objeto redondo que o serviço é construído.

Jyri aborda a questão crucial primeiro desenho de uma perspectiva sociológica objeto-centrado. Parece jargão, mas na verdade o princípio é simples. O que ele quer dizer é isto.

Bem sucedidos sites da Web 2.0 como o DeliciousLastfm e Twitter parecem ser baseados em um modelo novo e diferente. Agora acredita que a teoria das redes sociais no mapeamento das relações entre particulares, mas ele assume que os nós são pessoas, ou seja, ligar para outras pessoas. Objeto centrada sociologia, teoria objetos sociais, considera que não é necessariamente assim - na realidade, as pessoas estão muitas vezes ligados entre si por compartilhados objetos:, objeto pessoa, pessoa. Por exemplo, uma data e um trabalho que você irá se conectar a diferentes grupos de pessoas muito.

Então, você precisa considerar a rodada objeto social que é suposto as pessoas vão criar redes sociais, a razão pela qual as pessoas se conectam umas às outras. Com o Flickr é o objeto da foto. Então você pode imaginar maneiras em que ele é útil para as pessoas da rede social em torno de fotos - comentando, tagging, geotagging etc Com Delicious, é de favoritos. ComLastfm é música, e YouTube vídeos. Para um site como o MySpace, Jyri acredita que o objeto é a música, rede social em torno da música é o que o diferencia de outros serviços similares, e ele prevê que o MySpace já se perder de vista que o objeto social núcleo estarão em apuros. Com o Twitteré o objeto do tweets (semelhante ao jaikus) - ou seja, status. LinkedIn tem sido mais bem sucedida desde re-focando trabalhos como o objeto.

Com o Flickr, as tags podem interligar lotes de fotos diferentes. É ainda a ser trabalhado para fora como você gerar redes através de mensagens de status.A revolução foi com blogs da rede social através de comentários, trackback eTechnorati tags. Mas muitos blogs também utilizam o modelo de celebridades, onde o objeto é a pessoa, o blogueiro fez um público objeto fora de si mesmo, por exemplo, Techcrunch ou Buzzmachine.

2. Definir os verbos fundamentais para que o objeto

Com o Ebay são os verbos "comprar" e "vender" - no prazo de 40 pixels de seu logotipo, o que ele pensa que é um excelente design. Com Dogster, uma comunidade em rede social construída em torno dos cães, é "Fazer um cachorro". Com o Flickr, é "fazer upload de uma foto".

3. Faça o objeto compartilhável!

O curso básico para fazer um objeto compartilhável é fornecer um permalink.Isso foi revolucionário quando ocorreu com blogs. Links para páginas dinâmicas com conteúdos diferentes sobre o mesmo link é inútil, mas ainda existem muitos locais muito com isso.

Widgets são uma excelente forma inovadora para permitir às pessoas objetos de ação. O exemplo mais extremo é P2P, onde os objetos são os ficheiros e arquivos em si são o que começam compartilhada, que é muito poderoso.

4. Para crescer sua base de usuários, pense no que você pode oferecer em termos de um dom usuários podem oferecer a seus amigos

Para vitalidade, um bom exemplo é o PayPal. Em seus primeiros dias suas instalações para convidar amigos por e-mail não funcionou muito bem. Jyri aprendeu com Reed Hoffman, fundador do PayPal, que você precisa descobrir uma maneira para que o convite para se tornar um dom precioso que uma pessoa pode oferecer para seu amigo. 's virality PayPal disparou uma vez que apresenta uma campanha onde creditado o convidado com R $ 10 para seu PayPal nova conta. O dom não precisa ser monetária, existem outras formas de valor. YouTube é o melhor exemplo - as pessoas ainda continuam em Web 1.0 YouTube vídeos engraçados e-mail para seus amigos, dando-lhes o dom de um sorriso durante um dia chato de trabalho.

Outro exemplo, em um evento Skype deu pessoas não um mas dois headsets cada um, para que eles pudessem dar um headset para um amigo - Jyri deu um para a sua mãe, instalou tudo para ela e lhe ensinou a usá-lo, dando-lhe o dom da livre chamadas telefônicas.

Exclusividade é uma outra maneira, com muitos serviços sendo somente para convidados, assim que você está dando exclusividade ao seu amigo.

5. Exercite-se um modelo de negócio, onde você carrega o editor, não os espectadores

O princípio básico é "freemium". Joi Ito , disse um tempo atrás, bem antes doiTunes, que haverá um momento em que as pessoas não vão pagar para consumir música, mas vai pagar a publicar as suas listas de reprodução, os gostos, as recomendações - Lastfm parece estar indo para esse território. Ou tomar TypePad, onde você paga para os serviços de blog.

Habbo Hotel inicialmente cobrado de assinatura básica mensal no Japão, mas as pessoas não estavam realmente inscrever-se até que mudou o seu modelo (para uma utilização em todos os lugares que agora), de modo que a utilização de base estava livre, mas uma vez você quis ter seu próprio quarto, organizar coisas lá, convide seus amigos e orquestrar as atividades etc, então você tinha que pagar.

Isso parece um modelo mais justo - então você pode trazer novos recursos interessantes que os editores mais pesados (usuários premium) gostaria, por exemplo, tem contas pro Flickr.

Discussão

Eu não vou entrar na discussão sobre como você provar o retorno do investimento e assim por diante, você pode ouvi-la sobre o podcast ou assisti-lo no vídeo abaixo.

Jyri também falou sobre o mesmo assunto em NMK. Hugh McLeod temresumido a cinco Jyri princípios em seu blog e Kevin Anderson tambémblogged o discurso NMK.

Podcast

Então aqui está o podcast, que vale a pena ouvir. Note que no sistema de som não funcionou no primeiro, e depois ele fez, assim que o primeiro par de minutos não é muito clara, mas apenas ser paciente. Depois que você pode ouvir Jyri bem, se um pouco boomily. No entanto, ele teve de competir de vez em quando com uma banda de jazz ao vivo na sala ao lado. Eu não te miúdo.Portanto, não assumir que era apenas Ian tentar introduzir um novo tipo interessante de ambiente para o jantar discursos Geek, mas ele está a planear uma sessão de Powerpoint Karaoke em breve!


Créditos

Vídeo

Há também um vídeo do processo, por Guy West (UPDATE: Guy tempublicado alguns outros links relacionados com este evento). (Mike Butchervideoed isso também eu acho). Aqui está o vídeo do Guy, graças Guy:


Pessoas

Eu conheci um monte de novas pessoas interessantes. Cristiano, empresário italiano cum estudante de engenharia do conhecimento, que recomendaTipit.To (eu não tinha certeza de que muitos de seus sites o link para!), Alex Watson de CustomPCWil HarrisSimon Collister da divisão de mídia interativa da empresa de relações públicas Edelman (de Londres logo nos Jogos Olímpicos e, os E.U., Vista laptops Microsoft para blogueiros notoriedade), criador e organizador da conferência Carolina Stenstrom (que está à procura de patrocinadores da conferência pelo caminho), Elmer Zinkhann da Hutchison Whampoae Tyler Crowley diretor de marketing doMahalo, um ser humano-powered search "startup" com que Jason Calacanis também está envolvida (Jason me ofereceu um emprego, mas, infelizmente, apenas em tom de brincadeira como um "assistente" para a velocidade com que eu escreva no meu Psion amada - eu me perguntava se eu deveria ter bigged até taquigrafia minha velocidade também, igualmente na brincadeira, mas eu não ...!). Eu também consegui finalmente dizer um breve Olá a Hugh Mcleod, eu já assisti vários eventos geek que ele foi no passado, mas nunca conheci antes.
Jason Calacanis (à esquerda), com Hugh McLeod
John Dodds do homem de marketing onipresentes me chamou menina fã para tirar fotos do palestrante para ilustrar este post, então prontamente se recusou a ser fotografado a si mesmo! E desapareceu antes de nós teve a oportunidade de acompanhar de forma adequada. Vou levá-la para fora nele outra vez ...