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segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Filósofo Theodor Nelson

O Filósofo Theodor Nelson

theodor nelson

theodor nelson

O filósofo e sociólogo Theodor Holm Nelson (1937), mais conhecido por “Ted”, é considerado um ícone da tecnologia da informação, pois foi ele que inventou os termos hipertexto, hipermídia, transclusão, transcorpyright, virtualidade e o conceito “texto elástico”, ou strech text. Foi em 1963 que criou o termo hipertexto, explicando a idéia de designar a leitura não linear, onde logo em seguida lançou seu livro explicando a conceito em 1965. A grande motivação de Ted, era conseguir tornar os computadores cada vez mais acessível para todos, das pessoas simples aos mais interados no assunto. Seguindo este caminho, em 1960, fundou o Projeto Xanadu, com a intenção de disseminar todas essas informações, onde o utilizou o sistema memex, uma máquina capaz de armazenar grande quantidade de informação de fácil acesso, assim tentando inventar uma espécie de biblioteca que guardasse todas as informações do mundo, possibilitando o acesso de todos de maneira rápida e eficiente, foi assim desenvolvido o software zigzag. O trabalho está documentado nos seu livros “Computer Lib” (1974), “Dream Machines” (1974) e “Literary Machines” (1981). Ted também é considerado um dos criadores do modelo de texto para ambientes digitais, em detrimento aos seus desenvolvimento de conceitos de navegação na internet, porém atualmente ele se tornou um crítico dessas ferramentas de computadores dizendo: “HTML é exatamente o que nós queremos evitar; links que vão de um lugar ao outro, que só saem das páginas, citações que impossibilitam seguir as origens do texto, sem administração alguma das versões publicadas, nenhuma forma de garantir os direitos do que é publicado.”. Abaixo coloquei um vídeo que explica um pouco sobre hipertexto, hipermídia e multimídia. Apesar de não achar em português, dá pra entender a idéia.

A História da Interface Gráfica

A História da Interface Gráfica

Interface Gráfica

Interface Gráfica

Antes de iniciarmos a história, vamos explicar qual seria a melhor definição para denominar a interface gráfica, a idéia é simples, seria uma interação de uma interface do usuário ou utilizador ( conhecido pelo acrônimo GUI, do inglês Grafhical User Interface), com dispositivos digitais através de elementos gráficos, como ícones, símbolos, ou qualquer outra definição que represente um indicador visual, em contraste com a interface de linha de comando. A história da interface gráfica obteve seu início na década de 60, através de pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Standford, sendo liderados por Douglas Engelbart. Douglas inventou o NSL (oN-Line System é um sistema computacional, o primeiro a utilizar o mouse), logo após veio Ivan Sutherland em 1963, onde inventou o Sketchpad (o primeiro editor gráfico, o ponto de partida para a orientação em objetos, onde estrutura e comportamento são passados de um objeto para outros). Em 1970, esse conceito de hiperligações foi reestruturado por pesquisadores da Xerox PARC, onde inventaram o computador Xerox Alto. Depois foi a vez da Xerox lançar o primeiro computador pessoal, chamado de Altair em 1973, que foi um pouco mais além, com a proposta de interface com textos, utilizando uma interface gráfica, com gráficos, com janelas, menus, caixa de seleção e ícones, assim influenciando a maioria das interfaces gráficas desde então. A Xerox inventou também o 8010 Star Information System, baseado apenas na interface gráfica, enquanto isso, estavamos chegando na década de 80, onde Steve Jobs, dono da Apple Computer, junto com Jef Raskin, lançam o Apple Lisa e o Machintosh em 1984. Apenas com algumas funcionalidades novas, possuindo despertador, calculadora, lixeira e bloco de notas, enquanto isso a Digital Research criou o Graphical Environment Manager, sob o sistema operacional CP/M e MS-DOS. Também na década de 80, a Microsoft, liderada por Bill Gates, lança o windows 1.0, seguido do windows 2.0 em 1981 e depois o windows 3.0 em 1990. Todos esses sistemas e computadores baseados em interface de textos, interfaces gráficas, menus, ícones, janelas e etc, foram evoluindo com o tempo, mas todos matinham similar a base de conceito. Sempre pensando no interação humano e máquina, assim cada vez mais o ser humano fica interligado ao uso de computadores, mas é a interface gráfica que atrai e facilita o trabalho do ser humano, ela que funciona como ponto crucial de ligação entre o homem e o computador. Vou colocar alguns links que achei interessante para a minha pesquisa, entrem no site (http://www.guidebookgallery.org), onde possui todas as interfaces e sistemas de forma cronológica, com fotos, livros, entrevistas e vídeos. Achei também interessante o site do Prof. Dr. André Lemos (http://andrelemos.info/com104/labels/GUI.html), onde podemos encontrar exatamente as novidades e defasagem das novas interfaces gráficas. Outro site interessante é o da GIZMODO (http://gizmodo.com/gadgets/desktop-comparison/desktop-evolution-windows-and-mac-os-comparison-326200.php), onde achei a comparação das interfaces, do windos com as da apple no passar dos anos. Para finalizar coloquei abaixo um vídeo sobre as interfaces gráficas do Linux.


http://temd.wordpress.com/2009/03/18/a-historia-da-interface-grafica/