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segunda-feira, 3 de maio de 2010
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Boca-a-boca e opiniões postadas na internet são as propagandas mais confiáveis
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Marcas de tecnologia são as campeãs do ranking BrandZ das 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo
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Celulares na Internet
As novas classes sociais
04/02/2010 - 07:26
Nesse mapeamento, foram identificados 39 segmentos distintos dentro de dez grupos ( A: Ricos, sofisticados e influentes; B: Prósperos e moradores urbanos; C: Assalariados urbanos; D: Empreendedores e comerciantes; E: Aspirantes sociais; F: Periferia jovem; G: Envelhecendo na periferia; H: Aposentadoria tranquila; I: Envelhecendo no interior; J: Brasil rural.
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/02/04/as-novas-classes-sociais/
Por Flavio
Interessante este trabalho da Serasa.
Brasil tem diferenças dentro de uma mesma classe social, diz pesquisa
Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
Repórter da Agência Brasil
Nesse mapeamento, foram identificados 39 segmentos distintos dentro de dez grupos ( A: Ricos, sofisticados e influentes; B: Prósperos e moradores urbanos; C: Assalariados urbanos; D: Empreendedores e comerciantes; E: Aspirantes sociais; F: Periferia jovem; G: Envelhecendo na periferia; H: Aposentadoria tranquila; I: Envelhecendo no interior; J: Brasil rural.
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/02/04/as-novas-classes-sociais/
86% de mulheres da classe C estão em redes sociais
Quarta-feira, 24 de março de 2010
Se a classe C é a grande responsável pelo crescimento da internet no Brasil (segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, feita pelo IBGE 2008, são 8.775 domicílios conectados), as mulheres dessa faixa econômica se demonstram bastante entrosadas com a navegação em rede.
De acordo com uma pesquisa conduzida de forma conjunta pelas empresas Predicta e Multifocus e divulgada nesta terça-feira (23), 83% das donas-de-casa com idades entre 25 e 49 anos se conectam todo o dia. 86% participam de alguma rede social.
Os dados apontam ainda que 40% passam mais de duas horas diárias conectadas, e que 22% já criaram ao menos uma comunidade em redes sociais, enquanto 26% se sentem totalmente seguras para fazer compras on-line.
Dentre o público feminino pesquisado, 33% consideram a web um passatempo melhor que a televisão, enquanto 78% se sentem mais “globalizadas” quando estão em rede. Outras 15% declaram que se sentem mais inteligentes usando a rede.
Os registros de navegação apontaram para uma grande atividade desse público: em 11 dias, foram registrados 94.250 acessos em 2.700 URLs diferentes;
Considerando o tipo de sites acessados, 44% da navegação foram em páginas de relacionamento; 38% em sites de informação; 10% em entretenimento; 6% em e-commerce e 2% em serviços.
“Analisando as URLs acessadas percebe-se que, em sites de relacionamento, as redes sociais respondem por 94% dos acessos, sendo o Orkut o mais visitado. O acesso a chats foi significativamente menor, com somente 5%, e os blogs registraram 1%”, diz a pesquisa.
Segundo os dados, 66% confessam que estão lendo menos off-line. Por outro lado, 60% delas dizem que diminuíram o tempo de pesquisas de preços nas lojas, pois o fazem pela rede.
Para empresas e anunciantes cuidado com elas: 63% buscam informações sobre os produtos nos sites das empresas e 12% registraram participação em fóruns ou comunidades a favor ou contra uma marca.
A pesquisa foi realizada durante 16 a 27 de dezembro de 2009, com 50 donas-de-casa com internet em domicílio, de 25 a 49 anos, residentes em São Paulo e com renda familiar de até 10 salários mínimos, ou seja, nível socioeconômico C.
Fonte: 24 Horas News
De acordo com uma pesquisa conduzida de forma conjunta pelas empresas Predicta e Multifocus e divulgada nesta terça-feira (23), 83% das donas-de-casa com idades entre 25 e 49 anos se conectam todo o dia. 86% participam de alguma rede social.
Os dados apontam ainda que 40% passam mais de duas horas diárias conectadas, e que 22% já criaram ao menos uma comunidade em redes sociais, enquanto 26% se sentem totalmente seguras para fazer compras on-line.
Dentre o público feminino pesquisado, 33% consideram a web um passatempo melhor que a televisão, enquanto 78% se sentem mais “globalizadas” quando estão em rede. Outras 15% declaram que se sentem mais inteligentes usando a rede.
Os registros de navegação apontaram para uma grande atividade desse público: em 11 dias, foram registrados 94.250 acessos em 2.700 URLs diferentes;
Considerando o tipo de sites acessados, 44% da navegação foram em páginas de relacionamento; 38% em sites de informação; 10% em entretenimento; 6% em e-commerce e 2% em serviços.
“Analisando as URLs acessadas percebe-se que, em sites de relacionamento, as redes sociais respondem por 94% dos acessos, sendo o Orkut o mais visitado. O acesso a chats foi significativamente menor, com somente 5%, e os blogs registraram 1%”, diz a pesquisa.
Segundo os dados, 66% confessam que estão lendo menos off-line. Por outro lado, 60% delas dizem que diminuíram o tempo de pesquisas de preços nas lojas, pois o fazem pela rede.
Para empresas e anunciantes cuidado com elas: 63% buscam informações sobre os produtos nos sites das empresas e 12% registraram participação em fóruns ou comunidades a favor ou contra uma marca.
A pesquisa foi realizada durante 16 a 27 de dezembro de 2009, com 50 donas-de-casa com internet em domicílio, de 25 a 49 anos, residentes em São Paulo e com renda familiar de até 10 salários mínimos, ou seja, nível socioeconômico C.
Fonte: 24 Horas News
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Classes Sociais,
Internet,
Redes Sociais
Acesso à internet em casa supera lanhouse no BR
Quarta-feira, 07 de abril de 2010
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) anuncia os resultados da 5ª Pesquisa Sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil — TIC Domicílios 2009. Conduzido pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), o levantamento contemplou, pelo segundo ano consecutivo, também a área rural do país, dando continuidade à série histórica de resultados consolidados.
A posse de computador teve o seu maior crescimento nos últimos 5 anos: 36% dos domicílios possuem computador, enquanto apenas 28% tinham o equipamento em 2008. O mesmo ocorreu com o uso da Internet, passando de 20% dos domicílios com acesso à Internet em 2008, para 27% em 2009, representando um crescimento de 35% no período.
O estudo apontou crescimento significativo no percentual de acessos à Internet nos domicílios em comparação aos centros públicos pagos, conhecidos popularmente como lanhouses. Pela primeira vez desde 2007 o acesso residencial, com 48% das menções, ficou à frente das lanhouses, citadas por 45% dos respondentes.
“Apesar do menor número no total Brasil, o papel desempenhado pelos centros de acesso, tanto pagos como gratuitos, continua sendo de extrema importância para a inclusão digital, principalmente na área rural”, diz Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.
Todos os resultados da pesquisa estão disponíveis em http://www.cetic.br/
A posse de computador teve o seu maior crescimento nos últimos 5 anos: 36% dos domicílios possuem computador, enquanto apenas 28% tinham o equipamento em 2008. O mesmo ocorreu com o uso da Internet, passando de 20% dos domicílios com acesso à Internet em 2008, para 27% em 2009, representando um crescimento de 35% no período.
O estudo apontou crescimento significativo no percentual de acessos à Internet nos domicílios em comparação aos centros públicos pagos, conhecidos popularmente como lanhouses. Pela primeira vez desde 2007 o acesso residencial, com 48% das menções, ficou à frente das lanhouses, citadas por 45% dos respondentes.
“Apesar do menor número no total Brasil, o papel desempenhado pelos centros de acesso, tanto pagos como gratuitos, continua sendo de extrema importância para a inclusão digital, principalmente na área rural”, diz Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.
Todos os resultados da pesquisa estão disponíveis em http://www.cetic.br/
Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)
Mídias: Internet ultrapassa revistas em publicidade
Sexta-feira, 09 de abril de 2010
Mídias: Internet ultrapassa revistas
O ano de 2009 ficará marcado na história da internet. A web continuou subindo no ranking de investimentos de mídia, ultrapassando, pela primeira vez, as revistas, tornando-se a terceira maior mídia em escala global, como aponta pesquisa da Zenith Optimedia.
A internet atraiu US$ 55 bilhões em investimentos no mundo inteiro, o que equivale a 12,6% do total do faturamento publicitário das mídias, ficando atrás apenas dos jornais, com 23,1%, e da televisão, com 39,4%. O antigo terceiro colocado (revistas) ficou com 10,3%.
Em projeção para o ano de 2012, a pesquisa prevê uma aproximação da internet com os jornais, ficando cada um com 17,1% e 19,4% dos investimentos, respectivamente. Já a televisão, deve receber ainda mais investimentos, ficando com 40,6% do share.
Ainda segundo a pesquisa, o mercado publicitário deverá crescer no ano de 2010 algo em torno de 2,2%, em comparação ao ano passado, quando registrou queda de 10%. Estima-se que os investimentos cheguem a US$ 456 bilhões no mundo, em 2010. Nos próximos anos, espera-se que o crescimento seja de 4,1%, para 2011 e de 5,3% para 2012.
Com informações do portal AdNews.
A internet atraiu US$ 55 bilhões em investimentos no mundo inteiro, o que equivale a 12,6% do total do faturamento publicitário das mídias, ficando atrás apenas dos jornais, com 23,1%, e da televisão, com 39,4%. O antigo terceiro colocado (revistas) ficou com 10,3%.
Em projeção para o ano de 2012, a pesquisa prevê uma aproximação da internet com os jornais, ficando cada um com 17,1% e 19,4% dos investimentos, respectivamente. Já a televisão, deve receber ainda mais investimentos, ficando com 40,6% do share.
Ainda segundo a pesquisa, o mercado publicitário deverá crescer no ano de 2010 algo em torno de 2,2%, em comparação ao ano passado, quando registrou queda de 10%. Estima-se que os investimentos cheguem a US$ 456 bilhões no mundo, em 2010. Nos próximos anos, espera-se que o crescimento seja de 4,1%, para 2011 e de 5,3% para 2012.
Com informações do portal AdNews.
Pesquisa conexão à Internet
G1 > http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1552813-6174,00.html
A categoria ‘Buscadores, Portais e Comunidades’ continuou liderando a audiência, com 34,7 milhões de usuários únicos em fevereiro, equivalente a um alcance de 94,5% dos 36,7 milhões de usuários ativos do mês, segundo o Ibope.
Já a subcategoria ‘Comunidades’, que inclui redes sociais, blogs, sites de bate-papos, fóruns e outros sites de relacionamento, atingiu em fevereiro 31,7 milhões de pessoas. Isso representa um alcance de 86,3% dos usuários ativos, o maior entre os dez países em que é feita a pesquisa, ressaltou o Ibope.
O tempo médio por pessoa nessa categoria em fevereiro foi de 4 horas e 28 minutos.
Em fevereiro de 2010, a categoria que apresentou o maior crescimento da audiência em relação ao mês anterior entre os que usam a internet no trabalho ou na residência foi Educação e Carreiras, com aumento de 5,6%. Também cresceram os sites de Finanças e Investimentos (2,9%), Governo e Entidades sem Fins Lucrativos (1,7%) e Notícias e Informação (1,5%).
R7 > http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/duas-em-cada-tres-pessoas-nao-tem-acesso-a-internet-20100418.html
Grupo Mídia > http://www.midiarj.org.br/content/675-milhões-de-pessoas-têm-acesso-à-internet-no-brasil
Segundo o serviço AdRelevance, que monitora a publicidade na internet, os sites de educação também apresentaram em fevereiro de 2010 elevada atividade publicitária. Na subcategoria Recursos Educacionais, foram veiculadas 465 campanhas por meio de 1.265 peças publicitárias.
A categoria ‘Buscadores, Portais e Comunidades’ continuou liderando a audiência, com 34,7 milhões de usuários únicos em fevereiro, equivalente a um alcance de 94,5% dos 36,7 milhões de usuários ativos do mês, segundo o Ibope.
Já a subcategoria ‘Comunidades’, que inclui redes sociais, blogs, sites de bate-papos, fóruns e outros sites de relacionamento, atingiu em fevereiro 31,7 milhões de pessoas. Isso representa um alcance de 86,3% dos usuários ativos, o maior entre os dez países em que é feita a pesquisa, ressaltou o Ibope.
O tempo médio por pessoa nessa categoria em fevereiro foi de 4 horas e 28 minutos.
Em fevereiro de 2010, a categoria que apresentou o maior crescimento da audiência em relação ao mês anterior entre os que usam a internet no trabalho ou na residência foi Educação e Carreiras, com aumento de 5,6%. Também cresceram os sites de Finanças e Investimentos (2,9%), Governo e Entidades sem Fins Lucrativos (1,7%) e Notícias e Informação (1,5%).
R7 > http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/duas-em-cada-tres-pessoas-nao-tem-acesso-a-internet-20100418.html
Nova classe média
Para a pesquisa, o aumento do número de pessoas conectadas está ligado à entrada de mais de 30 milhões de pessoas na classe média, que agora representa 49% da população.
Marcos Etchegoyen, diretor-geral da Cetelem no Brasil, explica que esse movimento de subida na classe social é resultado da maior geração de emprego no ano passado, que ampliou o acesso ao crédito e ajudou na melhora do padrão de vida.
- A renda cresceu nas classes C e D/E. O Brasil se saiu bem diante da crise, e isso levou ao aumento do emprego, que por sua vez eleva a confiança do consumidor. E quando há confiança, o consumidor toma crédito, e compra mais.
Entre os produtos mais desejados pela nova classe média estão móveis, eletrodomésticos, viagens e telefone celular. O quinto da lista é o computador, que aparece na frente do carro e de imóveis.
Alexandre Umberti, diretor de Marketing, Produtos e Inteligência da e-bit, afirma que o aumento da renda permite que cada vez mais pessoas se pluguem à rede.
- Temos que destacar alguns adventos como o acesso da baixa renda aos computadores [um PC pode ser parcelado em até 48 vezes], barateamento de linha telefônica e da banda larga, o wi-fi em diversas regiões e acesso público à internet. Hoje são 68 milhões de pessoas plugadas e esse número vem aumentando ano a ano.
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Segundo o serviço AdRelevance, que monitora a publicidade na internet, os sites de educação também apresentaram em fevereiro de 2010 elevada atividade publicitária. Na subcategoria Recursos Educacionais, foram veiculadas 465 campanhas por meio de 1.265 peças publicitárias.
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