Web 2010 – Tendências “Quentes”

Final do ano é época de previsões. Na web também não poderia ser diferente: especialistas do ramo e analistas de tendências começam a dar seus palpites sobre o que será “quente” no ano seguinte.
Hoje vamos trazer na íntegra as apostas de Peter Cashmore, fundador do blog Mashable, um guia de mídias sociais. Ele é colunista da CNN e listou dez tendências em que aposta para o perfil da internet em 2010. Acompanhe.
1. Tudo em tempo real. Mais ainda!
A combinação das ferramentas de comunicação massiva on line (estilo Twitter), somada à popularização de aparelhos móveis cada vez mais sofisticados, fará com que a comunicação e a urgência da informação sejam cada vez mais vinculadas em tempo real. Aposto que você, se acompanha o Twitter, já percebeu isso. No dia seguinte, a maior parte das notícias já está “velha”…
2. Localização.
Mais uma vez graças aos aparelhos móveis e smartphones, os serviços se tornarão cada vez mais localizados, numa tentativa de centralizar públicos de interesses e regiões específicas. Já ouviu falar em geotagging? ![]()
3. Realidade Aumentada.
Já falamos desta tendência em um post aqui do blog,e parece que ela vem conquistando espaço cada vez mais. Aliada aos serviços móveis, a tecnologia focará especialmente nos serviços de geolocalização, sobrepondo dados em tempo real nos mapas consultados pelos usuários.
4. Filtragem de conteúdo pela popularidade atribuída pelo usuário.
A tendência está cada vez mais firme e é o princípio básico adotado no cálculo de PageRank do Google. A análise de qualidade dos conteúdos será feita cada vez mais com base na indicação do usuário. Portanto, não economize esforços na hora de elaborar seus conteúdos para a web! ![]()
5. Cloud Computing.
A onda de serviços web-based está cada vez mais “surfável”: a grande tendência do futuro são os aplicativos on line, que facilitarão cada vez mais a participação de colaboradores externos (por exemplo, um parceiro seu que more em outro estado ou seu cliente, lá do escritório dele). O Chrome OS vem com força e promete abrir ainda mais as portas da computação na nuvem.
6. TV e cinema via web.
A web está atraindo todas as mídias para si, e a TV e o cinema obviamente não ficarão de fora. Ano que vem espera-se uma integração ainda maior entre as mídias.
7. Convergência de gadgets.
Um iPod, uma câmera digital e mais um celular no bolso serão cada vez mais coisa do passado. A grande tendência hoje são os gadgets com múltiplas funções, cada vez mais sofisticados e poderosos. Mais poderosos ainda serão os aplicativos desenvolvidos!
8. Jogos sociais.
Os jogos sociais (Farmville do Facebook, por exemplo) são sucessos inesperados e que continuarão a crescer cada vez mais. Espera-se outros tipos de jogos, inclusive no Orkut, e a exploração econômica dos mesmos será a tendência dos novos negócios do futuro.
9. Pagamentos Móveis (EUA).
Espera-se um crescimento vertiginoso no pagamento de contas e compras via celular nos Estados Unidos em 2010. Prevê-se que o aumento do volume permitirá o surgimento de novas plataformas de acesso. Esperamos que o mesmo aconteça no Brasil ![]()
10. Fama, muita fama. E cada vez menos privacidade.
Quase que dispensável lembrar, mas Andy Warhol tinha razão. Com as mídias sociais, hoje é fácil alcançar a fama da noite para o dia (veja os casos que tivemos este ano na mídia). Entretanto, a privacidade do usuário estará cada vez mais ameaçada graças à velocidade ainda maior com que os dados se propagarão (como já vem acontecendo).
http://www.agencialiquid.com.br/blog/index.php/tecnologia/web-2010-tendencias-quentes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário