André Lemos >
As mídias de massa são mídias de informação. As novas mídias de função pós-massiva são
mídias de comunicação, de diálogo, de conversação.
A esfera midiática que emerge no final do século XIX, como veremos mais adiante, cria o público e a opinião pública, fundamentais para as democracias modernas. Mas, ao instituir a difusão de informação homogênea, misturando fato com entretenimento, ao mesmo tempo em que cria, enfraquece a esfera pública, o debate, a conversa e, por conseqüência, a dimensão política. É a sociedade do espetáculo e das imagens, que mistura realidade ao entretenimento e que, de uma forma ou de outra, cria uma narcose dos sentidos.
A partir das últimas décadas do século XX surge, com as redes telemáticas mundiais e com a
popularização dos microcomputadores (a sociedade da informação), um novo formato de consumo, produção e circulação de informação que tem como característica principal a liberação do pólo da emissão, a conexão planetária (participação e colaboração) de conteúdos e pessoas e,
consequentemente, a reconfiguração da paisagem comunicacional (Lemos, 2003). Esta reconfiguração se dá pela instituição de um novo sistema (aberto, “todos – todos”, independente), que chamarei de “pós-massivo”, em tensão com o sistema clássico caracterizado pelo fluxo “um – todos” da informação para as massas.
Temos agora, neste começo de século XXI, um sistema infocomunicacional mais
complexo, onde convivem formatos massivos e pós-massivos. Emerge aqui uma nova esfera
conversacional em primeiro grau, diferente do sistema conversacional de segundo grau característico dos mass media. Neste, a conversação se dá após o consumo em um rarefeito espaço público. Naquele, a conversação se dá no seio mesmo da produção e das trocas informativas, entre atores individuais ou coletivos. Esta é a nova esfera conversacional pós-massiva.
pdf completo >
http://www.andrelemos.info/artigos/NovaEsferaConversacional.pdf
Marcadores
- 3D (1)
- Administração (1)
- Agências Digitais (1)
- Audio (1)
- Banco de Imagens (1)
- Blog (1)
- Branding (5)
- Business (3)
- Card (1)
- Classes Sociais (2)
- conceito (1)
- Consumo (2)
- Cor (2)
- Criação (2)
- Criatividade (2)
- curso (4)
- Design (1)
- design interação (2)
- design produto (1)
- Design Thinking (22)
- Dicas (1)
- Download (3)
- emrpesas (3)
- Estratégia (1)
- Evolução (1)
- Experiência (1)
- Filososfia Design (3)
- fotografia (2)
- Futuro (3)
- Geração Y (1)
- Gestão (3)
- Gestão 2.0 (5)
- Gestão de Marcas (4)
- Ícone (1)
- Imagens (2)
- Infográfico (2)
- Inovação (13)
- Insight (1)
- inspiração (1)
- Interação (4)
- Interface (4)
- Internet (14)
- kml (1)
- kmz (1)
- Livros (2)
- Marcas (8)
- Marketing (13)
- marketing cenográfico (1)
- Marketing Digital (1)
- Memória (2)
- Mercado (1)
- Metáfora (1)
- metodologia (1)
- Midia digital (1)
- mídias sociais (1)
- Mobile (1)
- Mudanças (3)
- Navegação (1)
- negócios (1)
- obra análoga (2)
- Paixão (1)
- Pesquisa (7)
- photography (1)
- Photoshop (3)
- planejamento estratégico (5)
- Planejamento Estratégico Digital (3)
- podcast (1)
- portifolio (1)
- propaganda (1)
- Publicidade (3)
- Público (1)
- Redes Sociais (6)
- referencial estético (1)
- Revolução (1)
- semiotica (1)
- Sites (2)
- Stakeholders (3)
- Sucesso (1)
- Sustentabilidade (1)
- tcc (2)
- Tecnologia (3)
- teoria (1)
- Themes (1)
- Tipografia (4)
- Tipografia Photoshop (2)
- Tutorial (2)
- Usuário (1)
- Vendas (1)
- Web (4)
- Web 2.0 (2)
- web semântica (1)
- Web² (1)
- webdesign (2)
- Websemântica (1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário