Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mercado das Agências Digitais - Brasil

Conheça o mercado das agências digitais aqui no Brasil

quarta-feira, 7 de outubro de 2009



Acabei de ler no Advertising Age sobre um estudo feito pela Associação Brasileira das Agências Digitais (ABRADI), recentemente, para mensurar o crescimento das agências digitais aqui no Brasil. Segundo o artigo, temos, de longe, o maior mercado digital da América Latina. São 2.275 agências digitais no país que, juntas, faturam cerca de R$ 755 milhões - sem contar investimentos em mídia - e empregaram 20.812 funcionários.

Um dado interessante é que, assim como nos EUA, há um “long tail” de pequenas agências. Do total de empresas pesquisadas, 64,4% faturam até R$ 1,2 milhão, 25,6% estão na faixa entre R$ 1,2 milhão e R$ 5 milhões e 10% fatura acima de R$ 5 milhões. Segundo o presidente da ABRADI, Cezar Paz, em 2010, o faturamento deve ultrapassar a casa de R$ 1 bilhão.

Apesar de considerado um mercado emergente, o estudo mostra que a maioria das agências digitais está no mercado há mais de oito anos (43,3). Com menos de dois anos são 10%, de dois a quatro anos são 16,7%, de quatro a seis anos são 16,7%, e de seis a oito anos, 13,35%.

Quanto à localização, mais da metade das agências (1.321, ou 58%) ficam na região Sudeste. No Sul são 357, ou 15,7%, no Nordeste são 328, ou 14,4%, no Centro-Oeste são 175, ou 7,7%, e no Norte são 94, ou 4,1%.

O foco de atuação das agências está dividido em desenvolvimento de websites (11,3%), programação (10%), campanhas (9,3%), e-mail marketing (8,5%), consultoria (8,5%), SEO (8,1%), redes sociais (7,5%), e-commerce (7,5%), análise (7,5%), intranet (7,3%), mídia (6,6%), mobile marketing (4,6%) e games (3,4%).

Como destaque nesse mercado, o artigo aponta a AG2, a AgenciaClick, a TV1, a FBiz, aTribal, a iThink, a Wunderman e a Energy. O destaque principal foi para a LiveAd, responsável pela campanha Mil Casmurros, premiada no Cannes Lions 2009.

Confira a apresentação da pesquisa logo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário