Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de março de 2010

Gestão do design, a web e as pessoas

Filed Under (design, gestão, rh) by gaba on 30-09-2008

Tagged Under : , , , ,

Você criou o layout mais lindo do mundo. O cliente aprovou, adorou e acha que o site vai ser o máximo. Seguiu o briefing direitinho, posicionou bem a marca. Seu ego infla, e você pensa consigo mesmo: “sou um diretor de arte de sucesso”. Legal, parabéns! Aí você passa o layout para o seu assistente, que produz o HTML e o CSS. Uma margenzinha a mais, um espaço em branco que não estava previsto, um verde que ficou azulado. Aí você diz: cara***, meu assistente fo*** o trabalho. Mas tudo bem, passa. Vamos mandar para o pessoal de TI (os programadores), já que o prazo é curto.

O programador pega o layout, já com HTML e CSS prontos e vai trabalhando em cima dele, com códigos que só quem é da sua tribo entende. As animações ficam estranhas e os textos desalinhados. Aí você fala: ***! Meu trabalho foi pro lixo! E pensa: a culpa não é minha, é deles!

É nessas horas que você percebe que faltou alguma coisa. E o que faltou: gestão.

O que é gestão do design?

Gestão, segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa:ato ou efeito de gerir; administração, gerência

A gestão do design não se resume a criar layouts bonitos e coerentes com o briefing/projeto. É necessário muitas outras habilidades além da técnica do Photoshop, principalmente agora em tempos de integração de comunicação - leia-se web, celular, tv, revista e todos os veículos imagináveis. E isso se aplica principalmente a agências, onde vários profissionais estão envolvidos. Não só os da criação e TI, como também o pessoal do atendimento, planejamento, e até o pessoal da limpeza. O gestor do design deve escolher muito bem sua equipe, desde a hora da contratação, até a delegação de tarefas (sim, às vezes, é necessário chamar o trabalho de tarefa. Nem tudo é criação; nem tudo são flores).

Para uma eficiente gestão do design, é necessário psicologia, paciência, feeling, enfim, lidar com pessoas, que muitas vezes têm o ego maior que o universo e não conseguem abrir a mente para outras idéias. Ou aquelas que são muito tímidas e introvertidas (o que às vezes é uma virtude), difíceis de se comunicar. É preciso ensinar e aprender, com alegria e vontade de fazer o melhor para o projeto e para as pessoas com quem trabalha. Só assim você acabará o projeto com a consciência limpa, e com uma equipe cada vez mais forte, em termos de conhecimentos e união.

http://www.gestaododesign.com.br/category/gestao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário