Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Como construir uma boa agência

Como construir uma boa agência

sexta-feira, 20 de agosto de 2010



Um dos blogs sobre planejamento que mais gosto é o Northern Planner, do Andrew Hovells, planejador da TBWA Manchester.

Recentemente, ele escreveu um post sobre as melhores práticas das agências em que já trabalhou, com base na sua experiência de 12 anos no Planejamento.

O resultado é bem interessante. Aqui vai...

1 – Não contrate publicitários
A publicidade, diz, compete com a cultura pela atenção das pessoas. Por isso mesmo, o trabalho de uma agência deve ser sempre tão ou mais interessante do que aquilo que acontece nessa cultura. Segundo o Andrew, isso significa que as agências precisam de pessoas que sejam interessadas na cultura, ao invés de apenas em anúncios.

Se você tentar fazer propaganda, destaca, é exatamente esse o seu produto final – coisas que se parecem com outros anúncios, que impressionam apenas publicitários. Portanto, não importa se seus profissionais tem formação na área ou se não entendem nada de propaganda (o que pode até ser melhor). Se você quer fazer trabalhos realmente interessantes, diz, vale a pena ter na sua equipe pessoas que sejam, acima de tudo, interessantes. Mas é essencial que sua agência incentive, treine e dê condições pra que isso aconteça.

2 – Não espere que as pessoas se encaixem no sistema
Várias agências tem uma ideia fixa do tipo de pessoa que querem contratar, destaca. Geralmente, devem ser pessoas que se encaixem na cultura da agência. Ele destaca que a cultura organizacional é essencial, mas se todo mundo pensa e age da mesma maneira, passa a ser prejudicial. Como exemplo, ele comenta que se você só anda com pessoas iguais a você, tudo que consegue é uma única opinião e uma única resposta. Em vez disso, aconselha, sua equipe deve ser desafiada e exposta a todo tipo de coisa.

3 – Mas tenha uma cultura
As pessoas querem se sentir como se estivessem trabalhando em prol de algum propósito coletivo. Não é o plano de negócio, não é lucro. Na opinião do Andrew, um senso forte de qual é a missão do seu negócio ajuda muito. A Mother por exemplo, quer criar trabalhos que sejam famosos na cultura, já a BBH prefere trabalhos inteligentes.

4 – Tenha um líder
Ele conta que já trabalhou em lugares com lideres inspiradores e fora de série. Em outros teve apenas gestores. Na opinião do Andrew, as agências com uma figura representativa tendem a conquistar muito mais. Ele não fala de um ditador, mas sim de uma pessoa para quem você queira trabalhar até meia noite sem problema algum, alguém que consegue te animar quando você está em um dia ruim.

5 – Não foque no dinheiro
Segundo ele, não há muita gente focada só no dinheiro trabalhando em propaganda. Geralmente, diz, são pessoas que querem viver bem, mas a grana não é razão delas aqui na Terra. São pessoas que amam o que fazem e gostam mais ainda de fazer bons trabalhos. A dica dele é que sua agência foque no trabalho, faça isso com brilhantismo, e o dinheiro vem como conseqüência. No entanto, vale a pena ter um departamento ou uma pessoa da área financeira para se preocupar com o dinheiro – senão, ele vira um grande problema.

6 – Não se preocupe com a idade das pessoas
É essencial, conta, que haja jovens pra ‘puxar’ os mais velhos. E crucial ter profissionais mais experientes para acalmar os mais novos. A tensão, segundo ele, funciona muito bem. O que não dá pra fazer é se importar com a idade quando o profissional está realmente interessado.

7 – Desafie a sua equipe
Ele deixa claro que não está falando em colocar pressão excessiva nas pessoas, mas sim de encorajá-las a continuar indo adiante. Segundo o Andrew, não há nada mais recompensador do que fazer um trabalho com primazia – só que também não há mais nada perigoso do que isso, afirma. A dica dele é ajudar as pessoas a sair da zona de conforto e fazê-las sentir que estão evoluindo. Essas pessoas vão permanecer por mais tempo na agência e o trabalho será cada vez melhor.

8 – Mas aprecie aqueles que dão suporte
Há sempre aqueles que são mais confiáveis do que sensacionais. Eles também são necessários, destaca.

9 – Não finja ser profissional
Ele conta que as agências desperdiçam tempo tentando convencer os clientes de que são exatamente como eles. Só que elas não são, diz. Quem trabalha em agência são pessoas criativas, e é por isso que são contratadas. Só que aí, não há um processo linear como nos clientes, afirma.

10 – Não tente ser algo que você não é
Algumas agências são realmente descoladas, conta. Outras são trabalhadoras, outras inteligentes. O problema, segundo ele, é que a maioria finge ser aquilo que gostaria de ser, e não aquilo que é. Nunca funciona. Estabeleça qual é a sua cultura e quais são as suas forças e foque nisso.

11 - Seja bom, e não diferente
A maioria das agências faz basicamente a mesma coisa, conta o Andrew. O que acontece, diz, é que algumas fazem isso melhor do que as outras. A recomendação dele é ser realmente bom, ao invés de totalmente diferente. Ninguém se importa com os seus processos, mas sim com trabalhos altamente criativos, conclui.

http://www.chmkt.com.br/2010/08/como-construir-uma-boa-agencia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário