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segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Especial Presença Digital - parte 3: Bluetooth

Especial Presença Digital - parte 3: Bluetooth

segunda-feira, 12 de julho de 2010



No capítulo de hoje sobre “Presença Digital” vamos falar de mais um dos pilares sobre presença digital, que é o Bluetooth, um dos pilares que podemos usar fora do mundo da web, fora do “www”

O Bluetooth é uma tecnologia usada há alguns anos no Brasil por diversas marcas, mas – na minha opinião – ainda pouco explorada; nesse artigo vamos ver alguns motivos do porquê o Bluetooth é pouco explorado e como nós, profissionais de planejamento estratégico digital, junto as nossas agências, podemos convencer nossos clientes a usar essa ferramenta de comunicação com nossos usuários.

A grande maioria dos celulares de hoje possuem a tecnologia de Bluetooth, entretanto, deixá-lo habilitado consome muita bateria dos aparelhos, o que faz com que muitos usuários optem pelo desligamento da tecnologia; além disso, há muitas pessoas que possuem celular com Bluetooth mas não sabem como usar nem mesmo para o que serve essa tecnologia.

Por esse motivo é que uma ação de Bluetooth sem um comunicado pedindo para que as pessoas liguem esse dispositivo não terá a mesma efetividade, aliás, arrisco a dizer que não terá efeito nenhum; além desse comunicado – em muitos casos um simples banner resolve – é necessário um aparelho específico que envie a mensagem ao celular, seja via texto, fotos, imagens, desenhos, cupons, vídeos ou mesmo sons.

Quando a mensagem é enviada ao celular habilitado o usuário deve aceitar o conteúdo, caso não queira, ele clica em “não” e a mensagem não lhe é enviada; além, claro, do alto poder de mensuração, onde é possível saber quantos downloads são feitos (downloads entendemos como as pessoas que aceitaram receber o vídeo), quais locais tiveram mais downloads, horários, dias, vídeos. São diversas as métricas.

Existem algumas regras a serem respeitadas em ações de Bluetooth, como por exemplo, não colocar um vídeo muito grande para ser enviado ao usuário e entender que uma ação só consegue atingir um raio de 50m do dispositivo, por isso, é preciso escolher bem o local para impactar o seu público-alvo.

Como já dito antes, ações de Bluetooth podem usar diversas ferramentas, podemos usar um pequeno vídeo de 7 a 8 segundos, por exemplo, passando uma mensagem curta mais direta que impacte o consumidor e o leve a conhecer mais em um site, hotsite ou mesmo uma Rede Social; talvez pensar em um teaser de um filme que tem sua continuidade no YouTube por exemplo.

Um recente case foi feito na CasaCor de 2010 com uma marca de móveis que fez uma ação bem interessante onde ela enviava uma imagem de propostas de personalização de ambientes usando seus móveis; as pessoas que vão na CasaCor querem saber mais sobre as novidades da arquitetura, logo, esse conteúdo é altamente relevante; não tenho números da ação, mas acredito que tenha sido um grande sucesso.

Há cerca de alguns anos, uma ação no Aeroporto de Congonhas para uma empresa de Seguros foi um case de sucesso. Uma placa luminosa dentro da área onde pegamos as bagagens – 100% das pessoas que chegavam a São Paulo eram impactadas – dizia: “Quer um vídeo com a Ana Hickman? Acione seu Bluetooth”. O painel tinha essa frase e a foto da modelo. Quando o usuário acionava o dispositivo, recebia um vídeo de 7 segundos com a modelo apresentando um seguro de carros. Em 15 dias de ação, foram cerca de 10 mil downloads do vídeo por dia.

Bluetooth é uma ação de presença digital que pode trazer resultados as marcas, desde que bem feitas e com suas regras respeitadas. Recomendo que sejam feitas essas ações como complementares de uma estratégia maior de presença.

One response to “Especial Presença Digital - parte 3: Bluetooth” 
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icewilker disse...
na faculdade usei o mkt mobile para fazer um teaser da semana de comunicação e encontrei um problema, o tamanho do vídeo e a dificuldade dos usuários em aceitar a solicitação. Solução: diminuímos a resolução do vídeo que resultou em 7 segundos para transferência, espalhamos banner com a solicitação: ative seu bluetooth e conheça a "Amazônia" (nome da agência). Na pesquisa feito no evento, 35% dos visitantes vieram pela a informação apresentada no vídeo, fato que poderia ter uma proporção melhor se tivéssemos encontrado a solução antes.
13 de julho de 2010 12:39

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